Uma das maiores queixas que eu ouço no meu consultório é o bebê sonolento, que dorme muito no peito e a mãe tem dificuldade para acordá-lo. Frequentemente esses bebês também apresentam um baixo ganho de peso, já que passam a maior parte do tempo na mama dormindo, ao invés de mamando.
Há casos, especialmente os que envolvem língua presa ou alguma dificuldade oral do bebê ou de baixa produção de leite da mãe, em que o bebê não ganha peso suficiente sem estar relacionado com o dormir no peito.
Seja qual for a causa (que merece investigação especializada), essas 5 dicas aqui vão ajudar você a melhorar a eficiência das mamadas, ajudando o bebê a despertar e ingerir mais leite por mamada:
- Faça massagem nas mamas ANTES de amamentar: massagear os seios antes de oferecer para o bebê ajuda a amolecer as aréolas e mamilos, facilitando a pega. Além disso, deixa o leite mais fluido, facilitando a sua saída. Estimula a produção de ocitocina que é o hormônio que libera o leite da mama. Com o leitinho fluindo mais fácil e rápido, o bebê fica mais interessado e mama com mais vontade.
- Faça a compressão de mamas DURANTE as mamadas: pense em uma bexiga cheia de água… Pensou? Agora imagine uns furinhos nela, na parte mais arredondada. Se imagine apertando essa bexiga… Viu como o fluxo de água aumenta à medida que você aperta a bexiga? Esse é o princípio da compressão de mamas: ao apertar, você aumenta o fluxo e o bebê desperta e engole mais leite. Com a mão em C você pode fazer a compressão da mama (sem machucar). O bebê parou de mamar? Aperta a mama e mantém apertado enquanto ele estiver sugando. Quando o bebê para de mamar, você solta e aperta novamente, mantendo apertado até ele parar novamente. Faz quantas compressões forem necessárias. Quando o bebê não responder mais à esta manobra está na hora de trocar de mama. Faça a compressão também na outra mama quando notar que o bebê está parando de mamar.
- Tente oferecer as duas mamas em TODAS as mamadas: eu digo tente porque nem sempre o bebê mama as duas mamas, às vezes uma só é o suficiente para as necessidades dele. Mas para bebês que dormem demais no seio ou estão ganhando pouco peso, esse não é o caso. Durante a mamada, enquanto o bebê esvazia um seio, o outro vai enchendo. Eu já contei pra você que “os bebês respondem ao fluxo de leite”, então, com o seio cheio o fluxo de leite é maior, com o bebê mamando com mais vontade e ingerindo mais leite. Troque de mama quantas vezes forem necessárias. Se o bebê parou de mamar, mesmo após a compressão de mama, está na hora de trocar de mama. Vá alternando até o bebê não responder mais ou largar o seio sozinho.
- Aumente a frequência das mamadas: mas e a livre demanda? Você sabe que a livre demanda é quando o bebê mama sempre que tem vontade, com a mãe observando e respondendo aos seus sinais de fome, sem ficar presa a horários fixos de alimentação. Mas para um bebê com baixo ganho de peso, precisamos aumentar a frequência das mamadas para aumentar a ingestão de leite e promover o seu ganho de peso. Durante o dia, dê intervalos de no máximo duas horas e de quatro horas à noite. Lembre que o intervalo se conta do início de uma mamada até o início da próxima.
- Evite o uso de chupeta e mamadeira: eu sei que esse assunto é chato e controverso. Mas contra fatos não há argumentos, né?! Já se sabem que esses dispositivos podem ter impacto na amamentação. A chupeta, por exemplo, faz com que o bebê faça a sucção não-nutritiva fora do seio da mãe, e hoje já se sabe que esse tipo de sucção também é importante para estabelecer a quantidade de leite que é produzida pela mãe. Sem contar que pode causar a confusão de bicos, assim como a mamadeira. A mamadeira, por sua vez, pode causar também a confusão de fluxos. Como o fluxo de leite na mamadeira é maior, o bebê se acostuma com essa facilidade e passa preferir a mamadeira, largando o seio da mãe. Esse fluxo de leite aumentado também faz com que o bebê mame mais do que o necessário, fazendo ele ficar saciado por mais tempo e pulando mamadas no seio. As mamas sem o estímulo das mamadas/sucção, passam a produzir cada vez menos leite (o chamado efeito bola de neve da complementação com mamadeira). Bebês com baixo ganho de peso muitas vezes precisam de complementação. Nesses casos, o ideal é usar o copo ou a colher dosadora para ofertar o leite sem prejudicar a amamentação. O uso da técnica de relactação/translactação também pode ajudar. Neste caso, a orientação de uma consultora de amamentação é importante para garantir o correto uso do dispositivo.
Então, essas são as 5 dicas de ouro para aumentar a eficiência das mamadas para bebês sonolentos e/ou com baixo ganho de peso. Se este o seu caso, tente aplicar as técnicas descritas aqui e me conte nos comentários se eu te ajudei com essas dicas ; )