7 maneiras do papai ajudar na amamentação

Ninguém imagina como pode ser difícil amamentar, até que chega o dia e pá: você coloca o peito na boca do bebê e descobre que o negócio é mais complicado do que o alinhamento dos planetas…Tá, não é assim pra todas (sortudas), mas é assim pra maioria 🤷🏻‍♀️

E se tem algo que você possa fazer para ajudar no processo, faça! E não tem nada mais valioso que o apoio do pai, ou de seu parceiro ou parceira, ou da vó, tia, madrinha… A rede de apoio é tudo, anota isso aí, a rede de apoio vale ouro 🥇

“E o que a rede de apoio pode fazer por mim durante a amamentação, já que sou a dona da teta?” – pergunta a leitora atenta 🙇🏼‍♀️

Ora, a sua rede de apoio, como o pai, pode fazer muiiiita coisa por você enquanto você amamenta. Eu listei aqui 7 coisas que os papais podem fazer enquanto você está lá, entretida com o bebê 🤱🏻

👫Dê apoio: total e incondicional. Não duvide da capacidade da mãe em nutrir seu bebê, tire coisas como “leite fraco” do seu vocabulário e da sua mente. Até porque essa é uma das maiores mentiras que já inventaram a respeito do leite materno. Incentive-a, elogie o seu esforço, reconheça que não há melhor alimento para o bebê, se informe, não questione a habilidade e intenção dela em amamentar. Tenha paciência enquanto a intimidade de vocês estiver nos segundos, terceiros e sabe-se lá quantos planos dela…🤭 Calma, tudo vai voltar ao normal, dê tempo e espaço para a mulher que está se descobrindo mãe. Seja o parceiro atencioso e paciente de que ela precisa nessa nova aventura.

💦Leve água: meudels, como dá sede esse negócio de amamentar. Além de matar a sede da mãe, a ingestão de água ajuda na produção de leite. Cada vez que ela for amamentar, leve um copo de água fresquinha pra ela, ela vai amar. Te garanto!

💆🏻‍♀️”Desestressa, muié!”: o estresse atrapalha a produção de leite, fato! Então, vamos manter essa mulher calminha, tranquila, de boas. Ajude-a com pequenas coisas, como providenciar almofadas para ela ficar confortável enquanto amamenta, oferecer comidinhas (amamentar também dá fome), uma massagem nos pés… (tá! Exagerei? Mas uma massagem nos pés é uma boa hein…💁🏻‍♀️).

🎧 Distraia: sim, às vezes, as sessões de mamá parecem infinitas, e se manter entretida com alguma coisa além do tetê pode ajudar. Você pode fazer companhia e iniciar uma boa conversa, ou pode simplesmente levar o celular ou o tablet pra ela. Nas longas sessões noturnas, o ideal é evitar o uso de telas, então ouvir uma musiquinha relaxante e lançar mão de dispositivos como o kindle (ou outros leitores eletrônicos, com telas especiais que não emitem luz e não prejudicam o sono) é uma boa pedida.

🛁 Realize outras tarefas: sim, todo o restante dos cuidados com o bebê (dar banho, trocar fraldas, brincar, passear, embalar, ninar, pôr pra dormir, repete…) pode ser feito pelo pai. Então, assuma para si algumas tarefas que com certeza aliviarão o dia-a-dia da mamãe e ela vai poder finalmente lavar o cabelo ou comer uma comida quente… (Note que é uma coisa ou outra, os dois seria pedir demais… 😂). Não espere ser convidado a fazê-lo, faça! Essas também são funções do pai e você vai se orgulhar disso, pode crê!

👶🏻Coloque o bebê para arrotar: o bebê mamou? Você pode ajudar colocando o bebê para arrotar. Esse é um bom momento para dar um cheiro. Quem sabe ele durma no seu colo… pensa no privilégio que é isso!

🥛 Alimente o bebê: o leite ordenhado deve ser oferecido no copinho ou na colher dosadora (para proteger a amamentação evitando a confusão de bicos). É mais fácil o bebê aceitar quando oferecido por outra pessoa além da mãe. Tá aí uma ótima oportunidade para você participar e de quebra ajudar a mamãe. Quando chegar a hora da introdução alimentar, você irá se divertir também na hora do papá e já vai estar acostumado a alimentar o bebê.

Agora que você já sabe como fazer para participar desse momento tão especial na vida da família, que tal compartilhar essas dicas com seus amigos e amigas? 🤳🏼

E as mamães que já amamentam, tem alguma dica extra para compartilhar com a gente? Deixa aqui nos comentários 👇🏼 quero saber como foi esse momento aí na sua casa.

Marcado com , ,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *